terça-feira, junho 19, 2007

O SACRIFÍCIO - Medíocre em todos os elementos


Acredito que a maioria de nós pode achar perturbador ou, no mínimo estranho, uma sociedade e/ou comunidade que viva sob crenças e comportamentos completamente diferentes ao que fomos criados. Sendo assim, o filme O Sacrifício carrega essa idéia colocando-a como base central de toda a sua narrativa. E, claro, nos parece ser sedutor acompanhar os tantos conflitos que o protagonista de nossa sociedade "normal" terá que enfrentar diante do desconhecido.

Usando o desaparecimento de uma menina como premissa, o filme funciona perfeitamente em seus rápidos 20 minutos iniciais. Ainda mais, tendo o bom Nicolas Cage como protagonista e utilizando de forma eficiente os vários elementos de suspense e mistério que nos soam como naturais dentro da história. A coisa toda ainda parece ganhar "corpo" quando conhecemos a tal comunidade que pede ajuda ao personagem de Cage e como tudo ali funciona e onde se localiza. Até aí, admito, o filme é ótimo! O problema começa quando começamos a enxergar clichês jogados sem a menor coerência dentro da trama e um drama que o roteiro nos empurra a força e que parece beirar o ridículo apresentado como o objetivo da tal comunidade. Aliás, confesso que assistir uma cena onde um homem fantasiado de urso corre com uma menina ao lado para escapar de inimigos fantasiados de patos e coelhos, é evidentemente patética. Colocado num filme de suspense com uma estrutura séria, isso fica ainda mais boçal. Mas O Sacrifício perde toda sua seriedade quando percebemos enfim, que também estamos andando em círculos no roteiro, assim como o personagem de Cage.

Com uma premissa (entende-se como sinopse) que nos chama a atenção, e um elenco escolhido com cuidado, o filme despenca para o abismo quando vemos que a mensagem final foi passada através de um roteiro completo de diálogos fúteis e cenas e sequências que não preenchem absolutamente nada. É triste somente ver o sempre competente Nicolas Cage participar de projetos tão imbecis como esse.

Pra mim, ver esse filme, é que foi um verdadeiro Sacrifício!

* NOTA 3

PS: Fiquei com pena do jovem ator James Franco... que surge somente no último minuto do filme.

Etiquetas: , ,

eXTReMe Tracker