sexta-feira, junho 01, 2007

A DAMA NA ÁGUA - Uma história infantil sem nenhuma empolgação

Bobinho. Essa foi a única palavra que veio à minha cabeça quando terminei de assistir "A Dama na Água".

"Um solitário zelador começa a ver uma enigmática figura feminina aparecer na piscina de seu hotel, e logo, descobre estar rodeado de estranhos seres mitológicos". É quase inacreditável saber que M. Night Shyamalan, o mesmo diretor de "O Sexto Sentido" (um filme que simplesmente eu adoro e considero uma obra-prima!), escreveu, produziu e dirigiu esse fraco "A Dama na Água". Uns dizem que o filme é ruim, horrível e chato. Bom, concordo que chato ele é. Não que seja necessariamente um filme ruim... ele tem seu enredo bem esclarecido desde os primeiros minutos do filme, mas acontece que todo o desenvolvimento da história nos faz acreditar que estamos vendo um conto de fábulas infantil sem nunca parecer algo sério.

O roteiro medíocre abusa de diálogos que nos bombardeia de frases que parece nos dizer algo, quando na verdade não quer dizer nada. Afinal, o que representa o personagem escritor do filme (interpretado pelo próprio M Night Shyamalan)??? Será que o diretor dessa vez quis atuar como um personagem que lembrasse seu próprio alter-ego? Pois fica fácil acreditar nessa hipótese já que seu personagem em determinado momento dispara a frase: "Eu pensei ser alguém especial... mas nunca fui". Isso fica mesmo evidente quando ouvimos essa frase já na meia hora final do filme, e ainda temos a sensação que não aconteceu nada de importante.

Os personagens, inclusive, parecem ter saído de algum circo ou show de aberrações. Aliás, o próprio Hotel parece ser um manicômio por hospedar tantos moradores bizarros: há uma japonesa (ou chinesa, sei lá!) que não fala inglês e por isso usa a filha espivitada como intérprete, há o homem que não sai de frente da televisão e só assiste programas trágicos e de guerra, há um grupo de maconheiros que só falam banalidades e um rapaz que, chegou ao cúmulo de malhar metade do corpo resultando em algo esquisitíssimo, como ter um dos braços musculoso e outro não! Seria comédia se eu não soubesse que estava vendo um filme de "suspense". Talvez, o gaguinho zelador que carrega um drama em sua vida (interpretado pelo competente Paul Giamatti) e a figura marinha (interpretada pela eficiente Bryce Dallas Howard) sejam os únicos personagens que ainda conseguem nos "convencer" de não parar o filme na metade. Esqueça "os vilões" ou "a ameaça" do filme, pois são ridículos.



Fraco, bobo e completamente infantil - na pior designação do termo - "A Dama na Água" nos apresenta uma história desnecessária e entediante. Arrisco até dizer que se essa produção fosse feita em animação (ou seja, concebida como um desenho animado!), talvez funcionasse melhor... já que é essencialmente pueril.

* NOTA 2

PS: Começo a acreditar que M. Night Shyamalan perdeu o talento de escrever boas histórias!

Etiquetas: , , , ,

eXTReMe Tracker