segunda-feira, fevereiro 26, 2007

OS INFILTRADOS - O melhor e o mais inusitado filme de 2006

Acabo de assistir à cerimônia de entrega do óscar e, para minha surpresa, a obra cinematográfica eleita como melhor filme de 2006 foi Os Infiltrados, de Martin Scorsese. Digo para minha surpresa não pelo fato do filme não ser bom, mas sim, por ser um tipo de filme que foge completamente às regras dos finais de filmes policiais hollywoodianos.

Baseado no filme chinês Mou Gaan Dou(de 2002), de Wai Keung Lau e Siu Fai Mak, "Os Infiltrados" conta a história de uma trama que se divide entre um policial infiltrado num grupo mafioso (Leonardo DiCaprio) e de um bandido criado pela máfia (Matt Damon) infiltrado na força policial. Essa sinopse à primeira vista - ou à primeira lida! - pode ser considerada até simplória, mas o desenvolvimento da narrativa e o bem elaborado roteiro (também premiado como Melhor Roteiro Adaptado) transforma o filme numa caçada de Gato e Rato muito bem enganchada.


Leonardo DiCaprio e Matt Damon (para alegria das menininhas!) estão juntos disputando forças em lados opostos, e com muito talento. Enquanto vemos DiCaprio compondo um personagem muito mais psicológico e emocional, explodindo algumas vezes em sentimentos e tensão, observamos o seu perfeito contra-ponto que é Damon, fazendo um sujeito muito mais frio, calculista e metódico. E posso afirmar com total segurança de que esse dois "jovens" atores são perfeitos para os papéis. Não precisam nem duelar fisicamente... mas um embate verbal ou apenas uma rápida troca de olhares entre os dois personagens, já demonstra o quanto de vigor e força os dois atores possuem. E falando de vigor e força, Jack Nicholson é o cara que parece ter esses dois elementos em abundância! O velho Jack faz de seu personagem um indivíduo que ao mesmo tempo assusta e provoca risos (a cena onde ele espera dentro do cinema o personagem de Matt Damon aparecer para pregar-lhe um susto, já é antológica!). E também é espantoso perceber que o veterano ator "brinca" como se tivesse recebido um papel fácil. E seu personagem não é nada fácil: líder de uma organização mafiosa e dono de uma extensa rede de influências, seu personagem é o responsável de fazer a "ponte" entre DiCaprio e Damon, além de conseguir ainda oferecer uma atuação que oscila entre a seriedade e o escracho. Mas na interpretação de Jack Nicholson, isso certamente é um elogio!


Os Infiltrados passeia por nossas expectativas. Nos apresenta elementos que nos faz ficar esperançosos e de repente, nos joga pistas que desfaz todos esses nossos anseios. É um filme engenhoso, sem sombra de dúvida! E um filme policial bastante incomum. Mas não espere os velhos clichês policiais. Em "Os Infiltrados", não há nada de tiros gratuitos, explosões pirotécnicas ou outras técnicas manjadas de filmes do gênero. Ele é mais do que isso: é roteiro dos bons! O filme amarra a história de uma forma em que nossa curiosidade para saber quem se dará bem no final, permanece em alta sem precisar apelar para esses recursos que os adolescentes adoram. Afinal, não estamos falando de um filme de ação comandado por McG, e sim, por ninguém menos que Martin Scorsese (premiado também como melhor Diretor por esse filme!). E por falar em Scorsese, o coroa já merecia um óscar desde seu primeiro excepcional trabalho com Robert De Niro que chama-se Touro Indomável. E de lá pra cá, o cineasta ítalo-americano realizou verdadeiras obras-primas como Taxi Driver, Os Bons Companheiros, Cabo do Medo, Cassino... entre outros. É lamentável que Scorsese tenha sido ignorado pela Academia todo esse tempo, já que o cara é uma verdadeira aula de cinema! Veja alguns de seus filmes mais marcantes e saberá do que estou falando. E agora parece que, depois de três décadas, os engravatados de Hollywood tiveram algum tipo de mea culpa, ou algum efêmero peso de consciência e premiaram Martin Scorsese como melhor diretor por Os Infiltrados. E realmente, suas técnicas e seu feeling para comandar as câmeras e brincar com a estética, continuam insuperáveis!

Mas o irônico é que, mesmo eu tendo achado o óscar de Scorsese merecido, acredito que "Os Infiltrados" não é na minha opinião, o seu melhor trabalho. Não comparado aos já citados acima! Portanto, não achei que seria ele o melhor filme. Eu gostei sim de Os Infiltrados. O achei bem elaborado, tenso e com magníficas atuações do elenco (com indicação até para o ex-New Kids On The Block Mark Wahlberg como melhor ator coadjuvante!), mas não se trata da parte técnica perfeita do diretor Scorsese que comandou tudo na mais alta qualidade, mas sim do argumento insolúvel e hostil nas conclusões que o filme oferece. Isso não o estraga, mas compromete um tanto a naturalidade que a história poderia ter passado um pouco mais. Acho que em determinados momentos as reviravoltas acontecem de maneira tão avassaladora, que deixa de ser crível para se tornar um tanto exagerado.

Por isso, em minha opinião, acredito que o óscar de melhor filme para Os Infiltrados foi um tanto inusitado. Já que não se trata de um filme completamente original... e sim de um remake! Com algumas alterações, claro, mas ainda um remake! E que, se fosse tão justo assim, a premiação deveria ser dada ao filme chinês original de 2002: esse sim, mais realista e com conclusões mais completas!

* NOTA 7

PS: Um dos personagens tem um fim tão inesperado que eu fiquei por alguns minutos querendo entender o que de fato havia acontecido.

Etiquetas: , , , ,

eXTReMe Tracker