segunda-feira, fevereiro 05, 2007

O Post de Estréia do Autor

Acabo de realizar um pequeno sonho: ter um blog de cinema! É, muitos sonham em ganhar na Mega-Sena acumulada, sonham com mansões em lugares paradisíacos, com carros importados, viagens para o exterior, enfim... sonhos materiais que devem encher egos materialistas. Mas posso dizer que sou humilde. Sempre sonhei - ou desejei muito - ter um modesto e eficiente blog de cinema.

Nasci com uma veia cinéfila muito forte. Desde pequeno, acompanhado por minha mãe, ia aos cinemas ver quase todos os filmes dos Trapalhões. Confesso que meu gosto pela Sétima Arte começou com eles! Afinal, na década de 80, Didi, Dedé, Mussum e Zacarias reinavam em absoluto nas telas tupiniquins para as crianças. A Disney também me ajudou: "A Dama e o Vagabundo", "Alladim", "A Bela e a Fera", "O Rei Leão" me influenciaram bastante. E eu fui me familiarizando cada vez mais com o escurinho do cinema, com o cheiro de pipoca e com aquelas antigas poltronas envernizadas desde os meus 6 anos de idade.

Não demorou muito para que minha mãe começasse a me levar para assistir aos filmes legendados! Aliás, devo dizer que minha mãe foi uma grande incentivadora à minha paixão pelo cinema, por tentar ir comigo sempre nas primeiras sessões de filmes com classificação mais alta, pois a bilheteria não barrava muito a entrada de crianças de 10 a 13 anos (que era o meu caso!) quando iam acompanhados pelos pais. Na verdade, ela diz que fui EU quem insistiu para que ela me levasse em alguma comédia americana COM legendas. Alguns filmes, como ainda eram infantis, vinham dublados, mas admito que nunca fiz cara feia para as legendas. Mesmo não conseguindo ler tão rápido, eu queria assistir aos filmes americanos porquê sabia que era lá que estava centrada a grande variedade do cinema. Ação, Aventura, Terror, Comédia, Suspense, não importava o estilo, eu tinha que começar a ver os filmes americanos!!!

E descobri paixões arrebatadores ainda quando criança: vi "ET - O Extraterrestre" (do Mestre Steven Spielberg) e me emocionei pela primeira vez dentro da sala de projeção. Assisti "Os Goonies" e quis fazer parte do grupo do Mikey e correr com eles de bicicleta embalados pela canção "Goonies 'R' Good Enough" da Cindy Lauper, sem nem mesmo saber quem era ela naquele tempo! Curti demais "Milagre na Rua 34" e quase voltei a acreditar em Papai Noel, vi nascer um dos melhores heróis de aventura que se chama Júnior mas gosta de usar o nome de seu cão, tremi de medo com "A Volta dos Mortos Vivos" saindo de suas tumbas ao som de "Thriller", viajei no tempo com Marty McFly em seu DeLorean e adorei cada perseguição que o velho Arnoldão (ainda não metido com a política) fazia para fugir do perigoso T-1000 em "O Exterminador do Futuro 2".

Enfim, meus amigos, mesmo dando hoje muito valor a filmes vindo de toda parte do mundo (Índia, Espanha, China, Israel, França Alemanha...) e tendo consciência de que qualquer país, inclusive o Brasil, pode fazer filmes de muita qualidade, eu me tornei um cinéfilo por causa de Hollywood. Quando descobri que aquela cidade era mesmo uma "Fábrica de fazer sonhos", eu quis sonhar de verdade... e desde então, nunca mais parei!!!

Cel Cavalcante

Etiquetas: ,

eXTReMe Tracker