segunda-feira, junho 04, 2007

O AMOR NÃO TIRA FÉRIAS - Simpático e espirituoso


Quando terminei de assistir ao filme "O Amor Não Tira Férias", a certeza que tive é que seria meio complicado de escrever minuciosamente sobre um romance que não me seduzia em nada de princípio e que, de repente, conseguiu me envolver de maneira bem caretinha.

Com duas histórias paralelas que se entrelaçam apenas no final, o filme se apóia completamente em seu simpático elenco e na forma leve e solta com que a diretora Nancy Myers (a mesma do alegre "Do Que As Mulheres Gostam") conduz a trama. Confesso que nos primeiros minutos do filme, eu acreditei piamente que se tratava de mais uma obra cinematográfica inteiramente voltada para as mulheres. No meu íntimo machista, eu estava acompanhando uma Kate Winslet chorosa e deprimida e uma Cameron Diaz impulsiva e histérica (pra variar!), em um enredo que trataria dos velhos problemas de relacionamento e que teria como alvo os homens interpretados pelo bom Jude Law e pelo divertido Jack Black. Bom, eu estava um pouco enganado!

O filme fala realmente de problemas de relacionamento, frustrações femininas e tem como protagonistas duas boas atrizes. Mas na minha opinião, não foi em nenhum momento "maldoso" com o universo masculino e nem tão sistemático com o universo feminino. E, mesmo que eu me simpatize mais por Kate Winslet, admito que no filme, Cameron Diaz fez uma personagem muito mais simpática e cativante. Não que a personagem de Winslet não fosse, mas me tocou de forma mais sincera o relacionamento de Diaz com o ótimo Jude Law, que aqui, faz um personagem totalmente diferente do que ele está acostumado; em vez de galanteador e safado, seu personagem é um poço de sentimentalismo e um viúvo que parece sair de um conto de fadas que toda mulher gostaria de ler. É gostoso de ver as cenas onde o casal contracena com duas menininhas!

Por outro lado, a consistência no envolvimento entre Kate Winslet e Jack Black demora a funcionar. Talvez, pelo fato da diretora Myers ter acrescentado o míni-drama relacionado ao velhinho roteirista de Hollywood, na história de Kate. Nada que estragasse o desenvolvimento de sua personagem, mas atrasou mais a fluidez de sua narrativa junto à de Jack Black. O que não ocorreu com o casal Cameron e Law. Mas ao todo, o resultado final do filme, foi muito mais do que um alívio para mim... já que o iniciei com aquela espectativa bem baixa. Ou bem machista.

Simples, bonitinho e com sequências interessantes (destaco o momento em que Cameron volta para o lar em que estava morando e encontra Law chorando copiosamente, e a parte que Black cantarola para Winslet as trilhas musicais de vários clássicos do cinema dentro de uma locadora), "O Amor Não Tira Férias" pode ser sim um filme mais voltado para as mulheres, mas que certamente, não desagradaria um espirituoso espectador disposto a encarar duas maluquinhas românticas.

* NOTA 6,5

PS: Adorei a rápida participação de Dustin Hoffman na cena da locadora!

Etiquetas: , , , , , ,

eXTReMe Tracker