sexta-feira, novembro 21, 2008

MOTOQUEIROS SELVAGENS - Uma despretenciosa e divertida comédia

Ver um filme onde o elenco principal é formado por John Travolta (de Grease - Nos Tempos da Brilhantina e do clássico Os Embalos de Sábado à Noite), Tim Allen (protagonista de várias comédias-família e eternizado pela imponente e marcante voz que emprestou ao astronauta Buzz Lightyear de Toy Story), Martin Lawrence (o baixinho zombador de Bad Boys e Vovózona) e o inusitado, porém, ótimo ator William H. Macy (de Fargo e Celular - Um Grito de Socorro) é no mínimo curioso! Mais curioso ainda quando esses mesmos carismáticos atores decidem se unir para fazer uma comédia sobre 4 quarentões entediados com suas vidas urbanas e caretas, que decidem de uma hora para outra, se aventurarem no melhor estilo road-movie sobre as garupas de motocicletas a fim de cruzarem o país até o pacífico. O resultado não poderia ser diferente: situações ingenuamente cômicas com muita simpatia tanto nas interpretações quanto nos espirituosos diálogos!


Woody (John Travolta, sempre atuando com charme) é um almofadinha que tem uma boa vida de conforto quando, de repente, se vê no início de uma crise profissional onde acaba também acarretando uma crise em seu casamento. Desolado e estressado, ele resolve atravessar o país numa motocicleta, sem regras, sem leis e com a total liberdade - e irresponsabilidade! - como nos bons e velhos tempos de adolescente. Mas para isso, ele precisa convencer seus outros três amigos, igualmente cansados do cotidiano, de apoiar a idéia e embarcarem todos juntos em suas motocicletas estilosas. Doug (Tim Allen e sua experiência em comédias deslavadas) , aparentemente é o mais sensato do grupo, mas aceita o convite depois de perceber que sua esposa e filho o tratam como um velho chato e desinteressante. Bobby (Martin Lawrence com sua ginga malandrinesca) é um homem saturado de seu trabalho como limpador de banheiros e que se sente cada vez mais longe do controle de sua própria família, mas decide também encarar o desafio, mesmo que escondido de sua autoritária esposa. E por fim, Dudley (William H. Macy, na minha opinião, o melhor ator em cena!), o verdadeiro estereótipo do velho nerd que trabalha com computadores e que também possui aquele velho estereótipo do desajeitado tímido que acima de tudo, deseja manter a boa aparência e cordialidade, e que também não demora muito para perceber que levando uma vida solitária, a melhor opção é aceitar a proposta incomum do amigo Wood. Juntos, eles refazem suas motos e partem pela estrada com o mesmo ideal e filosofia de um grupo de garotos de 10 anos.

O filme conta com a sorte de possuir um elenco mirado na simpatia. Por mais que alguns ali sejam notoriamente rasos em suas interpretações (caso de Tim Allen, acostumado em fazer comédias bobinhas da Disney, e de Martin Lawrence, sempre fazendo o mesmo papel do gaiato gozador), o filme ganha muito em explorar o que cada um tem de melhor, e não falo só dos personagens, e sim dos atores! Isso fica evidente quando percebemos que Lawrence faz justamente o mesmo cara que adoramos ver sacaneando seus "inimigos", numa cena que usa e abusa de seus trejeitos zombadores pra cima deles sem esses poderem contra-atacar e, mais ainda, quando pegam Travolta, manjado por ser um ótimo dançarino e por ter rendido excelentes cenas de dança em filmes de Hollywood, para ensaiar mais uma vez alguns passos bailantes com o objetivo de ensinar um dos amigos a dançar, para que este conquiste a simpatia da amada.

Embora esquemático, Motoqueiros Selvagens converte um roteiro simples - e até certo ponto, pueril - em um filme com uma abordagem rápida, interessante e sempre alegre, que em nenhum momento deixa escapar essa fluidez de nos apresentar uma história recheada de momentos divertidos com muita criatividade e ótimas sacadas! Exemplo disso está na hilária sequência onde os quatro amigos decidem tomar banho nús, aos pés de uma cachoeira, ou então, no momento em que testam uma brincadeira regional chamada "Espanque o Touro"! Apoiado totalmente na comédia de erros e de situações, o filme nos conquista rapidamente, e de quebra, ainda nos apresenta uma bela Marisa Tomei como uma cowgirl dona de uma barraquinha de pimentas, e um vilão perfeitamente exagerado, feito pelo competente Ray Liotta, líder da gangue de motoqueiros rivais.

Com muito Rock n' Roll (o filme passeia por Bon Jovi, à Steve Winwood, até Creedence), Motoqueiros Selvagens é uma carismática comédia sem pretensões de ser a melhor... mas que consegue nos fazer rir sem apelações e sem ofender ninguém (algo raro nas comédias rasgadas de hoje em dia) e que tem como principal mérito, transformar um simples enredo num dos filmes mais divertidos e legais que já se fizeram no ambiente empoeirado das estradas e ao emblemático ronco das motocicletas Harley Davidsons.

*NOTA 7

PS: Ao meu ver, Motoqueiros Selvagens consegue debochar do clássico Easy Rider ao mesmo tempo que lhe presta uma grande homenagem!!!

Etiquetas: , , , , , , , , , ,

eXTReMe Tracker