segunda-feira, fevereiro 23, 2009

CAOS - Uma interessante trama policial

Poucos são os filmes policiais que saem diretamente para o DVD que possuem uma trama realmente engenhosa. Claro que há vários enredos que nos chamam atenção à primeira vista, mas que aos poucos, durante o desenvolvimento da história, começam a tornar-se enfadonhos, repetitivos e tendem a se "perder" nas próprias reviravoltas e surpresas jogadas pelo roteiro. Ainda mais quando o filme policial possui vários elementos para ser uma ação escapista do que um suspense investigativo, como é aparentemente o caso de Caos ("Chaos", de 2005) que nos exibe logo de cara, dois atores ícones do cinema de ação contemporâneo, que é Wesley Snipes e Jason Stathan. Mas não se enganem, pois apesar de terem esses dois marcantes atores do gênero, o filme consegue mesclar muito bem a ação adrenalínica com uma história que prioriza todos os pontos narrativos de maneira inteligente.

Apresentando logo de início, uma introdução que parece "apenas" mostrar o resultado de uma ação que definiu o destino do personagem principal (Stathan, muito bem no papel), o filme ganha pontos rapidamente quando já "revela" que esse tal acontecimento ainda poderá explicar muitas coisas no futuro dos personagens. Concebendo a partir daí, uma trama bem amarrada com cenas pseudo-explicativas e que ainda terão mais significados à frente, Caos consegue a proeza de nos enganar com pequenos detalhes inseridos numa ação ou num diálogo, que facilmente nos pode passar despercebidos. Os poucos personagens apresentados a nós, não são jogados ao acaso e a história se firma cada vez mais, quando percebemos que a investigação inicial, é na verdade uma intriga maior e mais nebulosa que envolve o passado do mocinho e do bandido ao mesmo tempo (não se preocupem, não estou revelando nada). No meio disso tudo, um jovem policial precisará resolver toda a problemática dessa emaranhada investigação, e é aí que o filme mostra sua força!

Interpretando dessa vez o vilão, Wesley Snipes não muda muito o seu estilo interpretativo; exibindo aquele olhar sempre enérgico de ator de ação, com o seu ar "debochado" (dessa vez, mais acentuado) e aquela ginga de lutador, o ator oferece uma boa performance - mesmo que rápida. É eficiente em pelo menos nos mostrar que ele não é meramente um assaltante de Bancos, mas pode ser talvez, um homem que quer colocar um plano maior em evidência. E outro ator de ação que se sai ainda melhor que Snipes (até porque é realmente o nome principal do filme!) é o carequinha Jason Stathan, mostrando nessa produção que não é só um artista marcial, mas é também um cara que sabe realmente atuar! É dele as frases mais curiosas e as tiradas mais engraçadas. Fazendo um policial durão, mau humorado e sacana (algo que Bruce Willis também adoraria fazer, e que já domina há um bom tempo!), Stathan também aproveita pra exibir um lado mais humano, engraçado e divertido com seu personagem, chegando a dar um sorriso sincero onde pouquíssimas vezes o vimos fazer em cena - que o diga seus exagerados heróis sizudos em Carga Explosiva e Adrenalina. No elenco também está o veterano Henry Czerny, mas ele tem apenas pequenas aparições e só serve mais para enfeitar o desenvolvimento do personagem de Stathan.

E no meio a esses astros de certo renome, está o jovem Ryan Phillipe (de Segundas Intenções, seu filme mais marcante), mostrando sua semi-inexpressividade como ator e provando o porquê não é chamado para muitas produções até hoje. O irônico é que para um filme tão acima da média, comandado de forma tão segura e criativa pelo diretor e roteirista Tony Giglio e que consegue extrair boas interpretações de Snipes e Stathan, o insosso Ryan Phillipe seja quase que o personagem condutor de toda a história. Esse foi apenas o meu único incômodo durante toda a projeção: reconhecer que o papel de Phillipe, era mesmo aquele que interligaria toda a narrativa e se mostraria o segundo personagem principal, depois do competente Jason Stathan.

Ainda bem que, mesmo não gostando da atuação de Ryan Phillipe, devo admitir que o filme se sobressai pela inventiva e bem entrelaçada trama policial, fazendo com que Phillipe não comprometa gravemente a produção... embora, Jake Gyllenhaal, Casey Affleck ou qualquer outro jovem ator vigorosamente esforçado, teria feito um trabalho visivelmente melhor!


Mas Caos é mesmo bom e merece ser visto sem qualquer receio.

NOTA 7,5

PS: Jason Stathan tem tudo para começar a escolher significativos trabalhos no cinema e deixar um pouco de lado, essa "fama" de herói de ação desenfreada, pois o ator mostrou ter certo talento e muito carisma!

Etiquetas: , , , , , , , , ,

eXTReMe Tracker