quarta-feira, fevereiro 06, 2008

MEU MONSTRO DE ESTIMAÇÃO - Uma maravilhosa fábula para todos os públicos


Angus MacMorrow (o semi-extreante Alex Etel) é um menino inibido e solitário que espera o pai retornar da 2ª Guerra Mundial e tenta se aproximar com muito medo das águas da praia, já que não sabe nadar. Até que o garoto encontra uma pedra grande na beira do mar e decide levar para casa. Sem saber que, na verdade, a pedra era um ovo raro de uma espécie marinha que só existe na terra de uma em uma vez, o menino logo se depara com o nascimento - divertido! - da criatura do ovo. Soma-se a essa curiosa introdução, o comedido drama familiar envolvendo sua mãe, a interessante chegada de um desconhecido na cidade e a ameaçadora tomada do exército inglês nas terras aonde o menino costumava brincar. Daí então, Meu Monstro de Estimação passa de uma historinha aparentemente pueril a algo intenso e mágico, criando um clima ao mesmo tempo real de tensão, e de lirismo que toda grande fábula merece ter!

O garoto-protagonista realmente me surpreendeu... está longe de ser um Freddie Highmore (de A Fantástica Fábrica de Chocolates e de Em Busca da Terra do Nunca) ou de um Haley Joel-Osment (de O Sexto Sentido e A Corrente do Bem), mas também está longe de decepcionar; mostrando um talento mirim que cabe perfeitamente ao personagem, por mostrar que mesmo de trás de tanta amargura e rebeldia, o garoto só gostaria de ter um amigo ou alguém que o entendesse melhor. Contrastando com essa introspectividade do personagem infantil, surge Lewis Mowbray (o eficiente ator Ben Chaplin), criando um adulto sério e discreto, mas que estará disposto a entender o garoto e o ajudar na missão de proteger e esconder a criatura. Nessa trama que a cada minuto se torna ainda mais envolvente, conhecemos melhor a mãe do menino, Anne MacMorrow (a sempre competente Emily Watson), uma mulher austera e firme, mas que está ali para colocar as coisas no lugar... principalmente no que diz respeito aos sentimentos de todos. Ela chega a ter uma simpatia especial pelo forasteiro Lewis, o que ocasionará um certo ciúme (ou inveja!) no Capitão Thomas Hamilton (o bom ator David Morrisey) fazendo um rígido e frio Oficial do Exército. Mas não necessariamente vilanesco.

Todos os gêneros se misturam a cada cena dessa espetacular fábula com cara de obra-prima: ternura, aventura, ação, suspense, humor, drama e crítica(!), já que estamos falando de uma história narrada em plena Segunda Grande Guerra, e nesse tempo, a neurose dos soldados em vencer as batalhas eram ainda maiores, o que acabava mexendo e alterando muito dos costumes e da rotina de vida dos moradores locais. E por falar nos moradores locais, os dois velhinhos pescadores do filme conquistam pela forma de como atuam e pela graciosidade de seus personagens, formando dois coadjuvantes super divertidos!

Mas a sensação principal do filme e o motivo dele ser tão espetacular, é sem sombra de dúvidas, a relação emocionante entre Angus (o introspectivo menino) e Crusoé (a espevitada criatura marinha batizada com o nome do grande aventureiro literário Robinson Crusoé, um livro que o menino lia). Demonstrando sensibilidade, reflexão e companheirismo, Angus e Crusoé transmitem o que toda e verdadeira amizade entre dois seres (e aqui falamos de um humano e um anfíbio!) pode nos passar, apenas pelo simples fato da compreensão dos atos e das circunstâncias em que ambos se colocam. Um exemplo disso, é que mesmo não sabendo nadar e tendo um medo signifitivo da água do mar, o garoto se coloca nas costas de seu amigo Crusóe, e mergulha no lago, conhecendo assim, não só o mundo submarino que nunca pôde ver, mas também vencendo o medo e conhecendo até onde sua coragem poderia ir através da amizade que nutria por aquela estranha criatura! E acreditem: no filme esse trecho é ainda mais emocionante. E por falar em Crusoé, o ser marinho criado pela equipe da Weta Digital (a mesma responsável pela trilogia O Senhor dos Anéis e por King Kong) consegue nos fazer o queixo cair e os olhos brilharem, tamanho é o realismo do animal! Existem horas que a gente esquece estar vendo uma criatura digital!!! (As cenas em que Angus passa a mão pela cabeça de Crusoé é de um perfeccionismo magnífico). Outra coisa que mexe com nosso sentimentalismo e apego à Crusoé, é principalmente a simpatia e a delicadeza que o bicho consegue transmitir em suas feições e semblantes - mais um ponto merecidíssimo para a equipe dos Efeitos - fazendo-se comunicar com um ruído vocal mais chamativo ou de carinho, com um gesto mais alegre e desengonçado ou simplesmente pela quietude de um rosnar ou, mais ainda, pelo olhar quase real de amor ao menino. Tocante até a alma!


A meia hora final do filme então, é um delírio pra qualquer admirador de cinema!!! Impossível não se comover e/ou torcer para que aquela união tão incomum entre um garoto triste e um "monstro" aparentemente destruidor, não seja finalizado pela violência dos homens e pela estupidez dos mesmos.

Com uma direção impecável do diretor Jay Russel (de Brigada 49), o cineasta consegue mostrar uma grande segurança em praticamente todas as tomadas que realiza, e do roteiro extraordinário de Robert Nelson Jacobs (o mesmo do sensível e eficiente Chocolate), que baseado no livro "The Water Horse" de Dick King-Smith, consegue compôr dilágos naturalmente belos e um desenvolvimento narrativo que nos "prende" completamente, o filme ainda ganha uma simplista e bonita fotografia de Jeremy Braben, uma participação especialíssima do veterano Brian Cox (quem narra o filme) e uma trilha sonora (que só toca no final, rs) da sumida S'nead O'Connor! Com isso, essa pequena obra-prima completa toda sua grandiosiodade e arrebata de maneira inesquecível uma das melhores fábulas que eu já vi na vida!!!

*NOTA 8

PS: O filme explica como teria surgido a tão lendária e famosa história do Monstro do Lago Ness, cuja foto histórica, podemos ver em qualquer Google - Imagens.

Etiquetas: , , , , , , , , ,

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Webcam, I hope you enjoy. The address is http://webcam-brasil.blogspot.com. A hug.

6:05 da manhã  
Blogger ZED IS NERD said...

Poxa, ninguém comenta no meu blog... não há, sequer, uma bondosa e caridosa alma para deixar, ao menos, algumas poucas mas sinceras palavrinhas. E quando finalmente apareceu um comentário, e eu pude ter alguma esperança em ler algo legal e interessante, para minha triste surpresa, é um spam!

:(

5:56 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker